Empresa alemã DRA fabricará versão aprimorada da aeronave de 33 assentos a partir de 2023.
Representantes da DRA, governo alemão e da Saxonia anunciam o relançamento da produção do Dornier 328 (SMWA/Bonss)
Como previsto, o antigo turbo-hélice Dornier 328 voltará a ser produzido na Alemanha graças a uma iniciativa que envolve a empresa 328SSG e o governo do país e o estado da Saxônia, onde ficará a linha de montagem da aeronave.
A 328SSG, que detém os direitos da aeronave, é propriedade da americana Sierra Nevada, conhecida entre outras iniciativas por vender o SUPER TUCANO da Embraer nos EUA. O objetivo do programa é relançar a aeronave com novo nome – D328Neu – à partir de uma fábrica a ser montada no aeroporto de Leipzig, com as 1as unidades sendo entregues em 2023.
A empresa alemã estudou relançamentos da aeronave, inclusive com parceria com a Turquia, porém, apenas após ser adquirida pela Sierra Nevada os planos de retomar a produção foram viabilizados. É cedo para afirmar que a decisão é acertada, mas de fato trata-se de um segmento esquecido na aviação regional atualmente. Apenas a ATR possui uma aeronave com capacidade próxima, o ATR 42, ainda assim maior que o Dornier 328. A DRA, no entanto, tem nas mãos um projeto promissor. O 328 foi considerado na época um avião regional veloz e silencioso, o que demonstra as possibilidades de uma variante avançada.
Ilustração no site da DRA mostra o D328Neu, mas sem detalhar novidades
Fonte: airway.uol.com.br