Com suas formas de arraia voadora, bombardeiro “invisível” B-2 Spirit rompia com várias regras do voo e passava a fornecer uma capacidade única de ataque aos Estados Unidos.
O mês de novembro de 1988 Nunca será esquecido na história da Viação. No espaço de apenas alguns dias 2 aviões secretos foram revelados pelos Estados Unidos e, ambos pioneiros na tecnologia furtiva ( stealth), o que compreende uma série de soluções para reduzir sua assinatura de radar
O primeiro deles foi o F-117A, avião de ataque projetado pela famosa divisão Skunk Works da lockheed Martin. Já se sabia de existência do avião, que era chamado Informante de F -19, mas ninguém fazia ideia de como seria até o que é Pentágono publicou uma imagem da aeronave no dia 8 de novembro.
Pouco Clara, a foto causou espanto, mas explicou um pouco sobre aquele avião negro, com superfícies facetados e forma inédita como se soube depois, ou F-117 já estava em serviço há cerca de 5 anos, seria usado pela primeira vez no Panamá no ano seguinte.
Ainda tentando absorver a relação, a comunidade aeronáutica foi Surpreendida novamente duas semanas depois. Em 22 de novembro, a força aérea dos EUA (USAF) revelou o B2 Spirit, o primeiro bombeiro da história numa cerimônia em Walmart Califórnia, Onde fica o planeta 42,1 espécie da base aérea onde são fabricados os aviões de projeto secreto.
Mais uma vez os conceitos básicos de voaram jogados no lixo ao ver aquela imensa a voadora de superfície cinza e Prata deixar seu Hangar. Era primeira oportunidade de ver em detalhes uma aeronave capaz de evitar a infecção por radares, mas a USAF não permitiu que os convidados tivessem acesso a parte traseira da ´´arraia´´cujo forma também remetia ao exótico peixe.
Ao contrário do F-117, ou B2 ainda estava em fase de desenvolvimento e só Maria pela primeira vez meses depois, no dia 17 de julho de 1989, portanto há exatos 30 anos.
Embora o final da década de 80 já vislumbrassem duras na Cortina de Ferro, o bloco de países socialistas capitaneado pela união soviética, o programa do B-2, de responsabilidade da Northrop ( hoje Northrop- Grumman), seguir em frente com planos ambiciosos.
A fabricante havia sido controlada para produzir nada menos que 132 bombardeios a um custo de US$ 737 milhões cada, uma soma assustadora, mas que mais tarde ficou ainda maior cogita-se que cada B-2 custou a bagatela de US$2,1 bilhões em valores de 1997,1 ano em que o avião entrou em serviço. Após a Guerra Fria e com a escala de preços, o governo dos EUA reduziu a encomenda por apenas 21 aeronaves.
Apesar do alto custo, o B-2 Spirit desempenhou missões importantes para os norte-americanos como uso vão em 1999 (seu destino de fogo) e no Afeganistão graça as acomodações internas, bombardeio pode permanecer no ar por vários dias se preciso sendo rebaixado tecido no ar a cada 6 horas ponto em 2013 sua missão mais longa durou mais de 44 horas.
Confira alguns fatos sobre o B-2